Mais de 100 mil pessoas participam da procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio
19 de Novembro de 2024Mais de 100 mil devotos participaram na sexta-feira (15) da 211ª procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio, rainha e padroeira do Paraná, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Paranaguá (PR). A procissão começou no santuário estadual e os fiéis percorreram 3,5 km debaixo de chuva até a catedral diocesana de Nossa Senhora do Rosário.
A procissão saiu depois da missa das 15h, celebrada pelo reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, que pediu aos fiéis que cuidem “dessa devoção no seu coração” e “amem Nossa Senhora do Rocio”. “Quem ama fala bem, quem ama propaga, quem ama anuncia, quem ama não se cansa de amar”.
Segundo o site do santuário, chegaram peregrinos de várias cidades do Paraná e de outros estados, como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A festa da padroeira do Paraná é um dos grandes eventos religiosos do Brasil. A devoção a Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila em 1648. Um pescador chamado Pai Berê encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário durante uma pesca e levou-a para casa, onde começaram as orações. A primeira igreja foi construída em 1813 e o santuário em 1920. O nome "Rocio" vem do local onde Pai Berê morava, que significa "orvalho", simbolizando as graças divinas derramadas por intercessão de Nossa Senhora.
Os fiéis carregam nos ombros o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rocio durante toda a procissão e um trio elétrico vai na frente guiando e animando os fiéis. Um momento marcante e tradicional na procissão é a acolhida da imagem de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai. “É um momento de encontro para dizer que, em suas diversas culturas e manifestações de fé, Nossa Senhora está presente e revela a mesma face da mãe de Deus e nossa", disse o diácono Cleiton Silveira, que conduziu a animação da festa de Nossa Senhora do Rocio em cima do trio elétrico.
A cidade de Paranaguá se prepara para a procissão, muitos fiéis colocam em suas casas e comércios faixas de agradecimento pelas graças recebidas. Voluntários distribuem águas para aqueles que acompanham a procissão.
A imagem ficou na catedral de Paranaguá até a noite do sábado (16) quando voltou para o santuário na procissão luminosa que saiu da catedral depois da missa celebrada pelo bispo de Paranaguá, dom Edimar Peron. Na homilia ele falou da importância da devoção e fez um histórico sobre como a imagem foi encontrada até 1957 quando Nossa Senhora do Rocio foi proclamada Rainha e Padroeira do Paraná.
Com orações e cânticos marianos os fiéis percorreram os 3,5 km de volta em direção ao Santuário do Rocio. A imagem foi colocada no nicho central da Igreja e dom Edmar e o padre Dirson deram a bênção aos fiéis reunidos. Também foi feito o anúncio do tema da festa do próximo ano que será "Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz".
A 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio teve como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, começou em 6 de novembro e terminou no sábado (16). Além das duas procissões, que são o momento mais importante da festa, a programação contou com a oração da novena, terços, missas e shows musicais.
Fonte: ACI Digital
https://www.acidigital.com